Vicar - Vidro Temperado

 
 

Vidro Temperado

O vidro temperado é o vidro que passou por tratamento térmico (têmpera) para modificar as suas características, como a dureza e resistência mecânica.

Este tipo de vidro de segurança é mais rígido, tem maior resistência térmica e estilhaça-se em pequenos fragmentos quando é danificado. As suas características tornam-no menos susceptível de causar ferimentos graves ao estilhaçar-se, mostrando grande utilidade quando a segurança é uma questão a ser considerada. Porém, a sua capacidade de aguentar choques é diminuta, devido a estrutura molecular que a tempera lhe confere.

O processo de fabricação do vidro temperado consiste no aquecimento da matéria-prima (cristal ou vidro impresso) submetido a um tratamento térmico de têmpera à temperatura de 650/700ºC, recebendo logo após, um choque térmico provocado por jactos de ar. Esta brusca mudança de temperatura gera uma compressão das faces externas e expansão na parte interna, adquirindo neste processo características de resistência muito maior do que as do vidro comum. Um bom exemplo do uso do vidro temperado nos nossos lares é o vidro que normalmente se apresenta na porta do forno de cozinha.

 

Vidro temperado partido em estilhaços menos perigosos

 

 

Vicar Vidros e Espelhos - Tlf: 219552548, Fax: 219552690, Email: geral@vicar.pt
Vidro Plano - Vidro Duplo - Vidro Temperado - Vidro Laminado